FORCE2020: Convite à submissão de Propostas

Printer-friendly version

O comitê científico responsável pela organização do programa FORCE2020 em Donostia San Sebastián, Espanha (19 a 21 de outubro de 2020) convida à submissão de propostas para apresentações, palestras, cartazes, demonstrações, painéis, mesas redondas e workshops sobre o tema “Pensar / Atuar: o Global e o Local”. O prazo de submissão termina no dia 20 de abril de 2020.

 

A conferência anual do FORCE11 reúne uma grande diversidade de partes interessadas no ecossistema de comunicação académica que discutem de forma aberta, em igualdade de circunstâncias, como o conhecimento académico e científico é comunicado, partilhado e utilizado. Com o objetivo de apoiar a concretização de novas ideias promissoras e identificar potenciais colaboradores investigadores, editores, bibliotecários, cientistas da computação, informáticos, economistas, professores, estudantes, cidadãos, entre outros participam anualmente na reunião do FORCE11.

 

PENSAR / AGIR: O GLOBAL E O LOCAL

A tensão que existe entre as formas locais de obter conhecimento e os padrões impostos globalmente e a tensão entre a cidadania académica local e os sistemas globais de produção, avaliação e disseminação de conhecimento atingiram maturidade suficiente para serem investigados academicamente. É cada vez mais importante considerar as consequências de operar em contextos específicos (locais, consórcios, institucionais e nacionais) enquanto refletimos sobre a interligação e interdependência dos contextos locais em redes globais. Sendo vizinhos ou colegas que trabalham em diferentes partes do mundo, o objetivo é aprender em conjunto. Desta forma, o comitê de programa FORCE2020 convida à submissão de propostas para apresentações, palestras, painéis, posters, atividades e facilitação de discussões que refletem a ideia de pensar globalmente mas agir localmente (ou vice-versa) relativamente à comunicação dos resultados da investigação científica. Os tópicos abrangidos incluem, entre outros:

 

  • Traduzir esforços internacionais em esforços locais
  • Políticas e Princípios que formam o futuro da comunicação académica
  • Aprender como colaborar localmente
  • (Des)Igualdade no ecossistema de investigação
  • Necessidades locais vs. interesses globais
  • Sistemas e infraestruturas locais e globais
  • Diversidade, equidade e inclusão na comunicação académica
  • Sistemas locais de conhecimento e produção de conhecimento como alavancas de mudança global
  • “Glocalização” – como a comunicação na investigação é cada vez mais particular e universal
  • Viés (bias) inerente nos sistemas de inteligência artificial (e humana) e os efeitos nas populações locais, marginalizadas e minorias
  • Obstáculos que previnem corrigir a lacuna entre a comunicação local e global relativamente à investigação e financiamento
  • Ações globais que afetam o pensamento local e ações locais que afetam o pensamento global

 

Programa FORCE2020

O comitê do programa irá analisar as seguintes propostas:

 

  • Apresentações rápidas (máximo de cinco minutos) ou PechaKucha (6m 40 segundos)
  • Palestras individuais (máximo de 20 minutos)
  • Painéis de discussões e mesas-redondas (até 90 minutos)
  • Workshops (dia inteiro ou meio dia) – os workshops decorrerão somente no dia 19 de outubro
  • Hack-a-thon (dia inteiro ou meio dia) - hackathons organizados decorrerão somente no dia 19 de outubro
  • Posters (ocorrerão durante as sessões de posteres e almoços)

Daremos preferência a sessões interativas que ultrapassam a apresentação. Alguns formatos a considerar: World Café, debates, construção de hipóteses, mapeamento da paisagem científica, processos de trabalho, jogos de role-playing, exercícios de dramatização, etc. A criatividade é encorajada!

 

O comitê do programa dará forte preferência a sessões de painel e mesas redondas que apresentem uma diversidade de perspectivas e posições.

 

Com um espírito de inclusão e para dar permitir todo o tipo de contribuições, o comité do programa convidará apresentações breves de última hora no verão de 2020 e irá promover uma unconference durante o evento. Essa reunião irá ter um tempo e espaço dedicados para o seu efeito.

 

O FORCE2020 também convida outras organizações a co-localizar os seus próprios eventos como parte desta conferência. Para mais informações, entre em contato connosco através do email info-force-conference@force11.org 


 

Envie as suas propostas

Para enviar uma proposta, preencha este formulário. Prazo final: data limite de submissão até 20 de abril de 2020.

Translated from English by Helena and Teresa Deus